Conhecendo a UEMA

Você sabia que a Uema teve sua origem na Federação das Escolas Superiores do Maranhão – FESM, criada pela Lei n.º 3.260, de 22 de agosto de 1972, para coordenar e integrar os estabelecimentos isolados do sistema educacional superior do Maranhão (Escola de Administração, Escola de Engenharia, Escola de Agronomia e Faculdade de Caxias). A FESM foi transformada na Universidade Estadual do Maranhão – UEMA por meio da Lei n.º 4.400, de 30 de dezembro de 1981, e teve seu funcionamento autorizado pelo Decreto Federal n.º 94.143, de 25 de março de 1987?

A Uema, instituição de ensino superior, autarquia especial, vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, tem autonomia didático-científico, administrativo e de gestão financeira e patrimonial e está estruturada em multicampi.

A estrutura multicampi possibilita à Uema estar presente nas cinco mesorregiões do Estado pelos seus Centros e Polos. Com base em 20 municípios tem, em São Luís, o campus Paulo VI que conta com os centros: CCA, na área das Ciências Agrárias; CCT, nas áreas de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo; CCSA, nas áreas das Ciências Sociais Aplicadas; e CECEN, na área de Educação e Ciências Exatas e Naturais. Além de outros 19 Centros de Estudos Superiores instalados nas cidades de Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Codó, Coelho Neto, Colinas, Coroatá, Grajaú, Itapecuru-Mirim, Lago da Pedra, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, São Bento, Santa Inês, São João dos Patos, Timon e Zé Doca.

A UEMA tem, ainda, atuação em 33 (trinta e três) Polos de educação à distância, 28 (vinte e oito) polos do Programa de Formação Docente Ensinar e 6 (seis) polos do Programa de Formação Profissional Tecnológica -PROFITEC.

Por tudo que a UEMA pode oferecer a você, faça a escolha certa: Conecte-se ao seu Futuro na Uema!